home
institucional
quem somos
pesquisa
atividades
eventos e mini-cursos
grupos de estudo
localização & contato
O Centro de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (CEFA) foi fundado em 2009 com o intuito de institucionalizar a colaboração existente entre os professores do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense que atuam nas áreas de estética e filosofia da arte. Seus objetivos articulam-se às diretrizes que nortearam a constituição da linha de pesquisa em "Estética e Filosofia da Arte" do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF, cuja criação foi aprovada pela CAPES em 2010. Em termos gerais, essa linha de pesquisa: (1) atende a uma crescente demanda gerada pelo interesse que a reflexão sobre a arte desperta na atualidade; (2) contribui para o enriquecimento da pesquisa no Estado, em uma área não muito favorecida pelas pós-graduações da região, sobretudo se se considera que a UFF é o principal foco de atração dos alunos provenientes dos municípios do interior; (3) possibilita a articulação interdisciplinar com outras áreas afins da UFF, como Literatura, Cinema e Artes.

O principal objetivo do CEFA consiste em fazer convergir os diversos projetos desenvolvidos no departamento de filosofia da UFF que têm a estética e a filosofia da arte por temas principais. Além da linha de pesquisa supracitada, os professores que coordenam as atividades integram o GT de Estética da ANPOF e a ABRE (Associação Brasileira de Estética). Nesse sentido, o centro funciona como um laboratório, fomentando o intercâmbio entre as pesquisas dos participantes e aprofundando ainda mais o diálogo entre seus diferentes interesses.

Através do centro, são organizadas regularmente palestras, conferências e mini-cursos, bem como grupos de estudos e disciplinas coletivas. Além de promoverem uma integração mais sólida entre as pesquisas desenvolvidas no âmbito docente, tais atividades visam a fomentar um maior envolvimento do corpo discente, estimulando a participação de alunos de pós-gradução, orientandos de graduação e bolsistas de iniciação científica.