institucional
grupos de estudo
localização & contato
Minicurso "A Odisséia"
O curso, ministrado pelo Prof. Antonio Orlando (Faculdade de Letras/UFMG), é organizado pelo Centro de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (CEFA) e pelo Núcleo de Filosofia Antiga (NFA-UFF) e ocorrerá entre os dias 02 e 04 de outubro de 2013 na sala O-510 às 16h. Vagas limitadas. Inscrições na Secretaria da Pós-Graduação em Filosofia (sala O-328).
Maiores informações: psussekind@vm.uff.br.
Programa | Divulgação | Ficha de Inscrição
Colóquio Shakespeare Montaigne
O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos Renascentistas (LERen) e pelo Centro de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (CEFA) e ocorrerá no dia 17 de junho de 2013 na sala O-526. Confira a programação abaixo.
Programa | Divulgação
Em busca do tempo perdido: ou como a escrita de Proust interroga os filósofos e a filosofia
Jeanne-Marie Gagnebin | 22 a 24.mai 2013

O minicurso, ministrado pela prof. Jeanne-Marie Gagnebin (PUC/SP e UNICAMP), é organizado pelo Centro de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (CEFA) e ocorrerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2013 na sala O-209.
Ementa | Divulgação
“Subversão” e “dialética”: Lacan com Hegel
Bernard Baas | 18 e 19.mar 2013

O minicurso, ministrado pelo Prof. Bernard Baas (Lycée Fustel de Coulanges/Lycée Kléber), é organizado pelo Coletivo de Filosofia e Antropologia Política (FIAPO) e pelo Centro de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (CEFA), e ocorrerá nos dias 18 e 19 de março de 2013 na sala N-544, entre 10 e 13h. Bernard Baas é professor dos Lycée Fustel de Coulanges e Lycée Kléber em Strasbourg, França e autor de Descartes e os fundamentos da psicanálise e O desejo puro (ambos pela Ed. Revinter).
Para uma leitura do “reconhecimento”:
um percurso a partir da autoconsciência
na Fenomenologia do Espírito de Hegel

Marcus Coelen | 11, 12 e 13.dez 2012

O minicurso, ministrado pelo Prof. Marcus Coelen (Ludwig-Maximilans-Universität), é organizado pelo Laboratório de Filosofia e Antropologia Política (FIAPO) e pelo CEFA, e ocorrerá nos dias 11 (sala O516, 10-13h), 12 (sala O516, 10-13h) e 13 de dezembro (sala O510, 15-18h), de 2012. Marcus Coelen é Professor Associado nos departamentos de Letras Romanas e Literatura Geral e Comparada da Ludwig-Maximilans-Universität de Munique, Alemanha.
Arte, modernidade e enigma.
Sobre Infância em Berlim por volta de 1900

Patricia Lavelle | 28 e 30.ago 2012

O minicurso, ministrado pela Prof. Patricia Lavelle (CRIA-EHESS/Fonds Ricoeur), ocorrerá nos dias 28 (sala N203) e 30 de agosto (sala N314) de 2012, das 14 às 18hs. Patricia Lavelle é doutora em filosofia e ciências sociais pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, onde atua como chargée de conférences. Desenvolveu, também, pesquisa de pós-doutorado no Walter Benjamin-Archiv, em Berlim.
Divulgação  |  Programa  |  Artigo
Vídeos do VI Encontro do GT de Estética da ANPOF
Com produção de La Revolucion es Ahora Filmes, estão disponíveis, em portfólio exclusivo no Vimeo, os vídeos das conferências que integraram o VI Encontro do GT de Estética da ANPOF.
Veja o portifólio em http://cefa.fiapo.me
VI Encontro do GT de Estética da ANPOF
O evento, organizado pelo CEFA, terá lugar entre os dias 23 e 25 de maio no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O atual coordenador do GT é o Prof. Pedro Süssekind, que integra o centro.
saiba mais
Congresso Internacional Imagem, imaginação fantasia: 20 anos sem Vilém Flusser
Entre os dias 18 e 21 de outubro de 2011, será realizado, na cidade de Ouro Preto, o "Congresso Internacional Imagem, imaginação fantasia: 20 anos sem Vilém Flusser", com organização da UFMG e da UFOP e apoio da Associação Brasileira de Estética.
saiba mais
Husserl e os desdobramentos franceses da fenomenologia
Mariana Larison | 26-28.out 2010
Ministrado pela Prof. Mariana Larison (USP), o mini-curso terá lugar entre os dias 26 e 28 de outubro de 2010, às 14hs, na sala O516. Mariana Larison é doutora em filosofia pela Universidade de Buenos Aires e pela Université Panthéon-Sorbonne, Paris I. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo.
texto
Arte e teoria na Critica da faculdade de julgar: o paradigma simbólico
Patricia Lavelle | 23-25.ago 2010
O minicurso, ministrado pela Prof. Patricia Lavelle (CEMS/EHESS), ocorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto de 2010, das 14 às 17hs, na sala O516. Patricia Lavelle é doutora em filosofia e ciências sociais pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, onde atua como chargée de conférences. Desenvolveu també, pesquisa de pós-doutorado no Walter Benjamin-Archiv, em Berlim.
texto